Descrição
Autor: Kathya Augusta Thomé Lopes
Ano de Publicação: 2007
Editora: Universidade Federal do Amazonas
ISBN: 85-7401-219-X
Este estudo procura identificar a viabilidade ou não da pratica da atividade regular de Educação Física (EF) pelo aluno com deficiência física junto com seus colegas de sala de aula e em que moldes. São 27 alunos, todos com 13 anos de idade, de uma 4ª serie primária de uma escola pública de uma cidade do interior do Estado de São Paulo, na qual se encontra um aluno com deficiência física, a professora de sala de aula e a professora de EF (a pesquisadora). Passam por entrevistas, sendo uma com a professora de sala de aulas e outra com os alunos. Os alunos junto com a professora de EF escolhem as atividades a serem realizadas durante as aulas, aspectos de uma pesquisa participante. São realizadas aulas de EF que são filmadas. Após a análise qualitativa dos dados, observa-se a relação entre o tipo de atividade (individualizada ou de grupo) e a participação (efetiva ou tangencial) do aluno com deficiência física; e as interações entre este e seus colegas, que apresentam percepções ambivalentes em relação a ele (aceitação e rejeição). Conclui-se que a participação deste aluno é mais efetiva nas atividades individualizadas. Sinaliza para a necessidade de criação de espaços dentro da escola para a discussão e compreensão, pelos alunos, dos aspectos referentes a deficiência, pois isto, de certa forma, poderá influenciar a participação do aluno com deficiência junto com os demais nas aulas de Educação Física.
Código: 542