História concisa da literatura brasileira

AUTOR: Alfredo Bosi

ANO DE PUBLICAÇÃO: 1970

EDITORA: CULTRIX

Dividido em oito partes, respectivamente consagradas a “A condição Colonial”, “Ecos do Barroco”, “Arcádia e Ilustração”. “O Romantismo”, “O Realismo”, “O Simbolismo”, “Pré-Modernismo e Modernismo”, e “Tendências Contemporâneas”, o volume dá, de cada um dêsses períodos, uma apreciação de suas tendências diferenciais, estudando-lhes a seguir os principais autores, acêrca dos quais proporciona ao leitor dados de ordem bibliográfica, de par com uma avaliação crítica. Particular atenção e espaço foram dedicados ao Modernismo, inclusive no que respeita às suas manifestações mais recentes no campo da prosa de ficção (Clarice Lispector, Guimarães Rosa, etc.) Por tais características, é obra que se recomenda sobretudo à atenção de professores e estudantes de Literatura Brasileira, quer em nível colegial como superior.