Licenciaturas em educação do campo e o ensino de ciências naturais: desafios à promoção do trabalho docente interdisciplinar volume II

3 em estoque

Descrição

Autor: Mônica Castagna Molina (org.)

Edição: 1ª

Editora: UnB

Ano de Publicação: 2017

ISBN: 978-85-230-1209-0

 

                     Os textos contidos neste livro podem propiciar ricas investigações no campo da educação pedagógica, porém vão mais além. Na opinião dos organizadores, eles buscam “estimular o estabelecimento de relações mais profundas e duradouras entre academia e territórios camponeses, seus sujeitos e mediadores, com vistas ao estabelecimento de projetos e processos emancipatórios de desenvolvimento”.

               Nesta obra estão reproduzidos textos sobre o processo de formação vivenciada no Curso de Especialização em Educação do Campo para o Trabalho Interdisciplinar em Ciências Naturais e Matemáticas, em 2015-2016, inserido no Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural da Faculdade UnB-Planaltina. Nos artigos aqui abordados estão os desafios da Educação do Campo fundamentados na crença de que é necessário criar uma pedagogia própria que ligue o trabalho educativo da escola com a realidade concreta do campo. “O presente livro nos mostra um dos caminhos possíveis para tal conexão entre o ensino e a realidade da vida. Ancorado nos ensinamentos de Paulo Freire, ele reúne um conjunto de experiências que sugere práticas para responder a esse desafio no contexto do atual desenvolvimento das políticas educacionais brasileiras”, ressalta no prefácio da obra o professor Luiz Carlos de Freitas, da Unicamp.

Código: 902