O Conceito de Generalização : avanços na análise do comportamento

Ano de Publicação: 2016

Editora: Universidade de Brasília

ISBN: 978-85-230-1174-1

Esta é uma obra sobre o fenômeno da generalização, essencial na aprendizagem, de clara importância no contexto de pesquisa básica e aplicada em psicologia comportamental e de relevância inquestionável no âmbito da psicoterapia. O livro apresenta uma extensa revisão do conceito de generalização, preenche uma lacuna na literatura nacional sobre esse assunto e constitui conteúdo extremamente útil para o ensino/aprendizagem da Análise do Comportamento. A obra é destinada principalmente a alunos de graduação e pós-graduação em Psicologia, especialmente aqueles interessados em Análise do Comportamento. É um importante material didático, pois apresenta de modo sistemático o uso do conceito de generalização tanto em pesquisa básica quanto em pesquisa aplicada e também no contexto de aplicação clínica. Nele identifica-se a variação conceitual desde a década de 1930, os procedimentos utilizados no estudo da generalização com animais e humanos e discutem-se os parâmetros utilizados na descrição da generalização. Apresenta-se ainda uma análise de estudos sobre comportamentos sociais, uma área que se beneficia do estudo sobre a generalização. É leitura fundamental para aqueles que desejam conhecer e usar adequadamente esse conceito em seus trabalhos de pesquisa e de aplicação dos princípios comportamentais.