Comunicação Pública em Debate: ouvidoria e rádio

Fora de estoque

Autor: Fernando Oliveira Paulino, Luiz Martins da Silva (Orgs.)

Ano de Publicação: 2013

Editora: UnB

ISBN: 978-85-230-1097-3

A lei que criou a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) previu a existência de duas instâncias que garantem a participação da sociedade civil nos rumos da empresa. Um desses órgãos é o conselho curador que tem, entre suas prerrogativas, a função de controlar e fiscalizar, em nome da sociedade, a qualidade dos conteúdos ofertados pelas emissoras da EBC. O outro é a ouvidoria, que tem como competência receber e examinar as queixas e reclamações do público, além de exercer a crítica interna da programação produzida pelos veículos da empresa. Nesses primeiros cinco anos da EBC, o trabalho colaborativo entre os dois órgãos tem sido fundamental. As demandas recebidas pela ouvidoria não raro passam a constituir foco das discussões e decisões do conselho curador, com reflexo direto na orientação da linha editorial a ser adotada pelos veículos da empresa. A experiência em andamento na EBC, embora em seu estágio inicial, soma-se às demais relatadas neste Comunicação Pública em Debate: Ouvidoria E Rádio, que visam ao aprimoramento permanente dos canais de participação da sociedade nas emissoras públicas de comunicação. Dentre elas, está o relato das atividades desenvolvidas em parceria inovadora com professores e estudantes da Universidade de Brasília. É preciso ter em mente que se não formos capazes de ouvir a sociedade, não seremos capazes de abrir o espectro de radiodifusão brasileiro para a manifestação de múltiplas identidades, para a geração de programação não-pautada pela necessidade do faturamento e pelas ingerências políticas.